19 de ago. de 2010

Lua Esta Encolhendo !


A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, capturou imagens que mostram deformações na superfície da Lua, indicativos de um possível "encolhimento" do astro. O estudo com base nas fotografias, realizado por Thomas Watters, é conteúdo da próxima edição da revista Science.
Segundo o estudo, o satélite natural da Terra teria reduzido seu raio em 100 metros em um passado recente.
Escarpas são apontadas em foto divulgada pela Nasa nesta quinta-feira (19).Escarpas são apontadas em foto divulgada pela Nasa nesta quinta-feira (19). (Foto: NASA / Goddard / Arizona State University / Smithsonian)
Escarpas antes observadas na região equatorial da Lua pelas missões Apollo 15, 16 e 17, agora foram descobertas em todo o globo do astro graças ao trabalho da LRO. Os registros feitos na década de 1970 foram feitos em uma região que com
"Um aspecto interessante das escarpas lunares é que elas aparentam serem jovens", afirma Watters, do Centro de Estudos Planetários e da Terra do Museu Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, as escarpas seriam traços do encolhimento do satélite. Conforme a Lua se encolheu, o manto e a crosta superficial foram forçados a responder, formando falhas. Deformações como essas são comuns em Mercúrio, astro sem atmosfera assim como a Lua

15 de ago. de 2010

Mundo assiste a chuva de meteoros


 Todos e admiram com a grande quantia de meteoritos 

Chuva de meteoros Perseidas 1
O céu de Grazalema, Espanha (AFP)
Várias partes do mundo puderam presenciar um belo fenômeno no céu na madrugada desta sexta-feira.
A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente, há mais de dois mil anos, sempre no mês de agosto.
Os países do Hemisfério Norte foram favorecidos por uma melhor visibilidade do fenômeno, o que no Brasil aconteceu apenas nas regiões norte e nordeste.
EFE
Chuva de meteoros Perseidas 2
Fenômeno pôde ser visto também na Macedônia